terça-feira

Caldas da Rainha


"O Japão é a terra das Camélias (...). Quando, por fins de Novembro, começam os e frios como geadas e pouco que tarda como neves alvejem nos Dorsos das montanhas, quando cessam as últimas florescências dos Jardins, é então que começam ostentando-se as belas flores (...). Vêm como primeiro sazankas, Umas brancas, outras róseas, de mimosíssimas pétalas frisadas; seguem-se as camélias simples, sanguíneas, surdindo da rama espessa de árvores gigantes, espalhadas pelos campos, e vem após cuidadas como flores, de luxo, variando em Inúmeras formas variando de toneladas em inúmeros (...). Então Igualmente desabrocha uma pequenina flor do chá, que é também uma Camélia perfumada, subtilmente, composta de cinco petalazinhas contornando alvas e protegendo o feixe Áureo dos estames. "

Wenceslau de Moraes, "O Culto do Chá" (1905)
Em Lisboa, da minha janela, também vejo e camélias na nossa Quinta de São Oferecendo grande porte-nos uma sombra fresca para as tardes quentes do interior do nosso país.

Época de exames

É tempo de adaptar a oração que rezavam em criança:
"Menino Jesus da minha companhia,
guardai os meus conhecimentos esta noite
e recordai-mos amanhã todo o dia" :)
Tenham C-A-L-M-A nos exames:
C=concentração
A=atenção
L=leitura (Leiam bem o que é pedido)
M=memória
A=.......amigos ;)!

quinta-feira

Entre irmãs


Bordei estes saquinhos (da chucha e do biberon) para a minha sobrinha Carminho. Gosto sempre de bordar para alguém e com alguém.
Li:
"(...)estavam nessa manhã sentadas à janela da sua casa, em Beldover, trabalhando e conversando. A primeira ocupava-se num bordado de cores cintilantes, a outra desenhava sobre uma prancheta colocada em cima dos joelhos. Na maior parte do tempo mantinham-se em silêncio, e só abriam a boca se o pensamento lhes atravessava o espírito."

D.H.Lawrence

é uma boa forma de passar o tempo, em dias chuvosos, que não dá, de todo, para ficar ao ar livre:)

segunda-feira

"Despertar" para a botânica


Serra de Sintra (vista do Banzão)

Quando tenho fins-de-semana no campo, na "minha" Serra, dá-me para congeminar. Desta vez, coincidiu estar a terminar o meu bordado e ter recebido dos meus filhos (pela "luta" travada durante mais uma ano lectivo) um netbook. Comecei logo a brincar, feito uma criança quando recebe um brinquedo novo. Na blogosfera encontrei muita coisa sobre jardinar e fui logo contagiada pelo bichinho da jardinagem. Claro que a minha paixão por plantas já vem de outros tempos, afinal de contas sou uma bióloga :) Por agora vou continuar as minhas pesquisas e elaborar um projecto de um "mini-jardim" no Onenote. Dois em um, aprendo a trabalhar com mais uma ferramenta e um pouco de jardinagem!
Com o "despertar" da paixão, adormecida por plantas, decidi "semear" nos individuais de linho plantas com as iniciais de todos nós.

sexta-feira

Celebra a Vida, Sê criativo!

"O amor sob todas as formas (...) é a única força poderosa e constante que traz um sentido autêntico à nossa vida quotidiana. É o amor da vida em si. É aquela vozinha que diz: Celebra a vida; sê criativo!
Segue os teus sonhos com energia e paixão, senão vais ficar parado a vê-los ir pelo cano abaixo:) Se seguires o teu sonho, pelo menos vais cansar-te a fazer aquilo de que mais gostas. Quando desfrutas da vida ao máximo, saboreando cada gota, tudo o que é comum na tua vida passará a ser extraordinário.Mas o melhor de tudo é que inspiras os outros a seguirem os seus sonhos e é assim, meu amigo, que se muda o mundo."

Adaptado "O sentido da da vida", Bradley Greive
Bom fim-de-semana:)

Amores perfeitos




"Se escutares o teu coração e usares a cabeça nunca te enganarás" ( Bradley Greive) - e é assim que dás de caras com o amor perfeito:)

segunda-feira

Festa a dobrar :):)


O meu filho fez a primeira comunhão no dia mundial da criança. Bordei, a ponto de cruz, uma toalha para a mesa do bolo e um "caminho" para o aparador.