sábado

Edimburgo

Últimos dias na Escócia :
Sobre Edimburgo o melhor é lerem aqui, no blogue Inesperado. Foi o que fizemos quando estávamos ainda na fase de planificação da viagem.
 No entanto deixo alguns conselhos. Agosto tem um encanto especial, os dias são maiores e o Verão em Edimburgo é uma Festa. Há que planificar a estadia atempadamente e com noites marcadas, pois podem atingir preços muito superiores a outras épocas, ou nem conseguirem um local para dormir, apesar dos hoteis provisórios criados especialmente para a época. 
A nossa estadia coincidiu com os últimos dias do Fringe! Somos uns sortudos!
Neste painel da Great Tapestry, está representado o primeiro Fringe.



 Todas as ruas e jardins da cidade estão em festa e cruzamos-nos a toda a hora com pessoas bem peculiares!




A Festa é tão intensa que há quem tente recuperar forças procurando momentos de sossego nos jardins não ocupados pela festa!
 Como a vida "são dois dias",  nós descansámos mas sem sair da festa.
 Edimburgo convida os turistas a viverem a cidade e desafia-os a "participarem" na economia da cidade, o que também não foi esquecido na tapeçaria.

As lojas são, a grande maioria, antigas, tradicionais, em que o comerciante opta por investir nos artigos, mantendo o imóvel com a traça original. Detive a minha atenção principalmente em montras com artigos de lã.



 A montra desta modista é bem reveladora do gosto pela tradição...
... bem como esta ervanária.


No interior das lojas as tricotadeiras não dão descanso aos dedos!
 E no exterior de uma delas, dificilmente resisti à compra de alguns fios!
Durante o mês de Agosto Edimburgo é palco de numerosos eventos, dos quais destaco as Feiras de Artesanato.






Nas imediações da feira encontrámos uns quantos desenhadores e pintores, tendo o Zé tido a oportunidade de observar algumas técnicas por eles utilizadas.

Um dos museus que visitámos foi o da Cidade, um dos poucos gratuito!
 Logo à entrada há um espaço dedicado ao ponto de cruz, com o qual me deliciei!

Outro Museu gratuito e bastante interessante, para quem ler é uma paixão viciante, que é o meu caso, é o Museu dos Escritores!


 Na rua podemos ler frases de escritores famosos.
 Mas não só de cultura e de festa se vive, é também importante repor energias comendo. A nossa opção foi sempre experimentar pratos tipícos, nos locais com história. Foi o que fizemos num dos almoços em Edimburgo, no World's End, onde comemos fish and chips.

Desta Cidade muito fica por dizer! Por muito que escrevesse ficaria sempre a faltar alguma coisa.

Local do Tato militar
 
O que mais me marcou foi a educação e simpatia do povo Escocês. O que me levou a visitar Edimburgo foram as tapeçarias e delas falarei um outro dia.

Sem comentários: