sexta-feira

Pinha

 24 anos da minha Inês e, como é tradição, moldei um salame de chocolate com a sua inicial, para bolo de anos. Este ano fiz também uma pinha e foi um sucesso.

Adaptei a receita original, fiz com muito mais amêndoa e cortei na manteiga:
  • 400 gr de manteiga sem sal (fiz com sal e apenas 375gr)
  • 400 gr de açúcar branco
  • 4 ovos
  • 150 gr de amêndoa pelada torrada e partida ( fiz com aproximadamente 350 gr)
  • 1 pacote de bolacha Maria
  • 125 gr de natas ( utilizei um pacote inteiro de 200ml)
Bater a manteiga com o açúcar até ficar branca. Juntar os ovos inteiros, um a um, batendo sempre e por fim as natas, continuando a bater.
Triturei aproximadamente 150 gr de amêndoa com a bolacha na KitchenAid e adicionei ao creme, na receita original apenas se acrescenta a bolacha.
Colocar no frigorífico para ser mais fácil moldar a pinha.
Com a falta de tempo moldei algo parecido com uma pinha e forrei "à balda" com amêndoas inteiras (as 150gr de amêndoa, da receita original é apenas para forrar a pinha). Feito com calma fica uma pinha bem gira para uma mesa de Natal. Um toque final é fazer "chuva" de caramelo líquido sobre a pinha, mas só na hora de servir! Fiz logo e o efeito desapareceu. Guardar no frigorífico até à hora de servir.
Um doce, que pode decorar uma mesa de Natal, podendo ser feito com tempo para desfrutar em pleno os dias de natal, em família.
Todos adoraram e por isso vou fazer uma Pinha para este Natal, mas que se pareça com uma Pinha!
Há que ter calma na cozinha!
A minha Inês merece muito mais que uma Pinha feita à pressa, mas este ano, o trabalho na Escola não deu para mais! Esta minha filha é a única cá de casa que gosta de festejar em grande. As festas chegam a durar 3 dias e logo ela nasceu a uns dias do Natal!

2 comentários:

Judy disse...

Olá!
Felicidades para ela, é linda sua Inês!
A "pinha" ficou bastante apetitosa e é uma ótima ideia para o Natal
Um Santo e Feliz Natal para você e sua família.

Sofia Amaral M. disse...

Obrigada Judy.
Feliz Ano Novo!