quarta-feira

Fair Isle

Livros, fios e viagens, misturam-se permanentemente de uma forma aleatória, na minha cabeça, no meu dia-a-dia. Muitas vezes não sei onde tudo começou! São tantos os desvios e tantas vezes me perco num emaranhado de ideias que às vezes é difícil descrever o caminho que tomei. Tentarei descrever o caminho que tracei, até chegar ao que hoje estou a tricotar e a ler!
Uma intensa curiosidade pela Escócia nasceu enquanto bordava a tapeçaria da Diáspora Escocesa, o que pesou na escolha do local a visitar nas férias. Decidi, com o Zé, explorar a Escócia viajando de carro.  Durante a viagem a simpatia dos Escoceses, o seu bem receber, as suas terras e paisagens conquistaram-me e fiquei rendida, querendo sempre saber mais, conhecer mais, explorar mais! O meu fascínio pelo tricot de Fair Isle, desenvolveu em mim a vontade de conhecer melhor tudo o que diz respeito a esta técnica, às suas tricotadeiras e ao local onde vivem. Aqui, na terra a que pertenço, tento viajar com os livros e por isso quis ler Ann Cleeves que está a fazer sucesso com os seus policiais, passados nas ilhas Shetland, tendo a BBC filmado algumas séries com base na sua obra. Também pesquiso tudo quanto posso de Fair Isle e assim cheguei a este vídeo, através do blog da Susan Anderson que neste post  me levou também a investir ontem neste livro.
No policial que estou a ler também encontrei referências a fair isle: 
"El Gran Grifon, desviara-se da rota, sendo arrastado para longe de Inglaterra, acabando por naufragar ao largo da ilha. (...) Os arqueólogos descobriram artefactos. Havia quem dissesse que o naufrágio dera origem às famosas malhas da Ilha de Fair. Garantiam que não tinha nada a ver com os Escandinavos. Os Noruegueses também eram famosos pelas suas malhas, mas os seus padrões eram regulares e previsíveis, pequenos blocos quadrados, contidos e sem graça. As malhas tradicionais da ilha de Fair tinham cores vivas e desenhos elaborados. Algumas formas faziam lembrar cruzes. Era o tipo de padrão que um padre católico podia usar por cima das suas vestes."
in "A Maldição do Corvo Negro",Ann Cleeves
Enquanto leio "regresso" aos locais que visitei o Verão passado, embora não passem de discretas referências sem importância no desenrolar do policial. Ao ler Inverness, por exemplo, não posso deixar de recordar a minha passagem por uma terra onde só vivi bons momentos, como os que passei no Hootananny!!
Continuo a tricotar, à semelhança de Fair Isle, as "Perneiras Miletinas", que estiveram paradas por ter perdido um dos alfinetes que prendo ao ombro, ajudando-me a manter a tensão dos fios.

 Ontem, para não voltar a fazer paragens forçadas, quando estou a tricotar com mais de um fio, trouxe mais dois alfinetes da Retrosaria!
  Enquanto descanso as agulhas, prendo os alfinetes às meias "bordadas" da Dona Miletina, aproveitando, neste momento, para beber um chá, folhear o meu novo livro e partilhar no Yarn Along

1 comentário:

Paula disse...

Olá Sofia. Adorei o texto e a quantidade de infotmação que partilha. Fair isle é a minha técnica favirita no tricot e que aprendi cim a Rosa Pomar há alguns anos já. Tenho uma camisola a meio há "séculos" ... E aqui o sentimento é semelhante, a quantidade de projectos, ideias, e coisas que quero ler e ver que tenho na cabeça são mais que muitas e o tempo não me chega. Só me apetece largar o trabalho e vir tratar destes pendentes todos :) Oh vida ... :)