terça-feira

Do pé para a mão

Estou a tricotar um modelo que tanto dá para usar como perneiras, como para aquecer as mãos. O desenho é a cópia de uma pequena fracção do esquema B ( Gola minderica) do livro "Malhas Portuguesas". Também segui as instruções da Rosa Pomar, para a bainha de bicos, no entanto, e seguindo o conselho de uma amiga e colega do tricot, montei malhas provisórias num fio de algodão com uma agulha de crochet. A montagem de malhas provisórias facilita o trabalho a quem, como eu, faz a primeira bainha de bicos.

A falta de prática/ conhecimento, na forma como cada fio se comporta, poderá ser um dos motivos para que o meu trabalho apresente este aspecto, de uma bainha pouco "ajustada" e bambaleante, apesar de ter sido tricotada com agulhas um número inferior ao resto do trabalho.
Apesar de tudo, gosto de ver a lã João com a Noro e espero resolver o problema passando um fio elástico, caso seja mesmo necessário!
Entretanto já terminei as Caneleiras Miletinas e tenho continuado, sem pressa, nem ansiedade, ponto a ponto a acolchoar a minha manta. Ao contrário do que eu estava à espera, estou a gostar do resultado do acolchoamento dos bordados. O facto de contornar, com pontos praticamente imperceptíveis, os desenhos, confere-lhes um certo relevo que, aos meus olhos, enriquece os painéis bordados. Por agora não tenho fotografias, pois esta altura do ano é a pior para qualquer professor, e todo o tempo que tenho para descontrair, o alheamento é tal que me esqueço de fotografar. Lembrei-me enquanto fazia a bainha de bicos, para guardar como apontamento para mim, sem ter tido cuidado na qualidade da fotografia, pois não tencionava partilhar. As fotografias do "casamento" entre João e Noro, estão melhores, pois estava a tricotar em casa dos meus pais, tendo por companhia os críticos dos meus irmãos! A ideia desta combinação dos fios nasceu aqui e aqui.
Assim, com as mãos ocupadas e a cabeça longe das preocupações que avassalam qualquer professor no final de mais um ano lectivo, lembrei-me de participar uma vez mais no Keep Calm Crafting On

1 comentário:

Paula disse...

muiti bom gosto na escolha das cores Sofia!