domingo

O fim da estação

Para gozo dos meus sobrinhos, e meu,o fim da estação foi, como sempre, na piscina da Praia Grande. Dia 8 de Setembro fará meio século, tal como eu fiz este ano. Aqui passei muitos Verões, até ter idade para ser "mochileira" e fazer interrail. Posso dizer que a vontade de voltar a ser "mochileira" é incrivelmente forte. Loucura?! Não. Febre de viajar, intensa curiosidade, cansaço das politicas do meu país...Será um certo sentido de solidão?!

Chico Buarque define solidão...
Solidão não é a falta de gente para conversar, namorar, passear ou fazer sexo... Isto é carência!
Solidão não é o sentimento que experimentamos pela ausência de entes queridos que não podem mais voltar... Isto é saudade!
Solidão não é o retiro voluntário que a gente se impõe, às vezes para realinhar os pensamentos... Isto é equilíbrio!
Solidão não é o claustro involuntário que o destino nos impõe compulsoriamente... Isto é um princípio da natureza!
Solidão não é o vazio de gente ao nosso lado... Isto e circunstância!
Solidão é muito mais do que isto...
SOLIDÃO é quando nos perdemos de nós mesmos e procuramos em vão pela nossa alma.

Francisco Buarque de Holanda (Poeta, compositor e cantor)

O mais certo é a falta do retiro voluntário para realinhar os pensamentos!

quarta-feira

O Porto do Andrew Crummy

 O Porto com os barcos rabelos e as suas casinhas trepando colina acima. Ao fundo, na parede amarela, um anúncio ao Porto Sandeman.

As uvas que chegam pelo Douro. (fotografias da descida do Douro, em Família)


A tapeçaria do Porto, desenhada pelo Andrew Crummy, bordada pela Méri e as suas companheiras de agulha, no Galo Louco.
Em Lisboa, ainda sem ter sido esticada!
Um projecto (veja o vídeo clicando aqui!) que me levou a viajar, o ano passado, até à Escócia e este ano, uma vez mais, mas com outros olhos, ao Porto!
 Na Escócia tive a sorte e o privilégio de conhecer o Andrew!
  E ainda fiz o gostinho ao dedo bordando num painel, para mais uma tapeçaria escocesa, The Great Tapestry of Scotland.
Deste meu dia no Porto, quero apenas reter as memórias dos melhores momentos! Eu e os meus compinchas, descendo o Douro!

terça-feira

Descida do Douro

Desta vez descemos, da próxima vez quero subir a partir do mesmo local, Régua. Apanhámos o comboio na Estação de S.Bento, até à Régua.




 
Pontos altos, a passagem pela maior eclusa da Europa, na Barragem do Carrapatelo, a companhia dos meus pais e irmão mais novo, a brincadeira com os sobrinhos e a dança com a simpática tripulação.


Pontos baixos, a altura da música que não me deixou apreciar devidamente a envolvente natural tendo-a a aprisionado no meu registo fotográfico.
 À medida que descíamos o Douro éramos constantemente surpreendidos por casas irresistíveis e de todo o tipo de arquitectura!

quarta-feira

Malha e livros

Este Verão, um dos meus sonhos era ir à Irlanda. Não podendo ir "viajo" pelos livros, tendo assim escolhido ler "A última noite em Tremore Beach" de Mikel Santiago, que assim se estreia no mundo da literatura. Numa só palavra, como descreveria este livro?!
 ......juro que estou a tentar! 
Prende, é isso mesmo. Depois de o começar a ler não o consegui largar mais!
 Quanto à malha, não tendo conseguido momentos de concentração para prosseguir com o Split Top Kal, dediquei-me a um tipo de projecto que também me Prende, meias!
Tricotando meias, com esperança de um dia ter uma sombra maior!
Uma partilha para o Yarn Along, após uma longa ausência. Já li várias vezes o livro que a Ginny está a ler!
nota: as fotografias não são de hoje, mas ainda estou a tricotar as mesmas meias e estou a algumas páginas do fim do livro. Aproveito para desabafar que "torci o nariz" à nacionalidade do Pedro.

segunda-feira

Mil tardes "monótonas"

Tardes felizes de Verão. Juntos com este, aquele e mais aqueloutro.  Conversando,  rindo, petiscando ou simplesmente escutando os ecos que o silêncio do campo nos devolvia.


Fiel companheira da malha
Na fila para beber água, apesar de terem um prato cheio de água!
Alerta, sonhando ser nadador salvador!
 Recordando a conversa com um sábio médico, a quem devo a minha vida, vivemos entre a ansiedade e a depressão,  pois não somos psicopatas. A ansiedade de alcançar os sonhos que vamos construindo. A depressão da frustração do sonho não alcançado. Para complicar mais, somos seres "decimais". Fiz 40, já cheguei aos 50...60...70...Temos de ter presente que já não fazemos o mesmo que fazíamos com 30, mas a Vida compensa-nos! Na vitalidade dos 75 somos capazes de grandes feitos, inalcançáveis na ignorância dos 30.
Mantenho um sorriso, apesar dos tais picos de ansiedade e depressão. Sorrindo, não só exercito mil e um músculos,  como quase sempre recebo um sorriso de volta, que espanta os "demónios" que possam arrastar-se junto de mim.


Apesar de não ter partido para O Caminho, com o qual tanto sonhei, porque o meu rafeiro com as suas crises de epilepsia e mais umas quantas peripécias familiares assim o não quiseram; Apesar de não ter conhecido a Irlanda; Apesar de...Sinto-me grata pela vida de nómada veraneante e pelas mil tardes monótonas,  desfrutadas à beira da piscina, entre planícies e serras alentejanas, com a família e amigos.
Obrigada a quem me tem recebido e partilhado comigo os seus dias de Verão!

quinta-feira

Tosquia à tesoura

Combinei com o Pastor.

 Ainda só tinha visto uma tosquia bordada a lã, num dos paineis da Tapeçaria da História da Escócia.

Hoje tive o privilégio de presenciar uma tosquia ainda à tesoura, e bem antiga que era!
pegas em cortiça
 A harmonia entre pastor e ovelha, a calma com que a tosquia ía decorrendo à luz única de um final de tarde alentejano, eram bem reveladores da cumplicidade entre Pastor e ovelha.

 
A saruga dificultou o trabalho do pastor!




 Já tosquiada, a ovelha não se quis misturar com as outras ainda "vestidas"!
 A ovelha negra, dominava o espaço, alargando-o com as patas traseiras
 Antes de regressar a casa, fui ver a nova cria.
Nota:  Mais fotografias no meu Instagram.